terça-feira, 28 de dezembro de 2010

LIMPANDO O ARMÁRIO

 .

Trabalhando dança circular com idosos
(Um bom modo de limpar a alma)
Foto:Diana

Nem sabia por onde começar, optei por uma grande caixa onde havia desde fotos amareladas de namorados a cartões antigos de amigos, poemas escritos por mim em guardanapos nos barzinhos longos anos atrás, medalhas de jogos, medalhas de santos (presentes recebidos), reportagens sobre a India, pequenos objetos que me traziam um momento vivido a tona, uma caderneta amarelada com coisas escritas por mim aos 16 anos  e de dentro dela caiu uma enxurrada de recortes de tudo ! Tinha receitas de bolo , pétala de rosa,  letra de música , ( uma de Chico Buarque e que sempre me tocou muito estava alí também )...alguns pedaços  ruídos, mas deixavam ainda ver alguma coisa.

Faz parte da ópera do malando (eu tinha o antigo LP rssss),
"Uma canção desnaturada"
"Por que creceste Coruminha,
assim depressa e estabanada,
saíste maquiada...dentro do meu vestido ,
..................................................
pelo cordão perdido, te recolher pra sempre
a escuridão do ventre coruminha
 de onde não deverias, nunca ter saído."

 A medida que eu ia mexendo naqueles guardados , era como se mexesse dentro de mim também, aí entendi o motivo , a necessidade mesmo de arrumar aquele armário , era ver todas aquelas coisas que estavam ali, (que eram um pouquinho de minha vida ) e observar entre  traças e alguma poeira que algumas coisas já não me faziam bem e precisavam ser substituídos por outras mais salutares.
E lá se foi um monte de papel para reciclar hehhehehhe e muitas decisões que lembro ter precisado tomar,e outras que ainda terei pela frente
, A outra coisa legal foi perceber que não adiantava jogar fora só os papéis, ou fazer uma limpeza, mas rever esse  hábito de guardar tristeza...Por que, faz bem a mim? a alguém?  porque é poesia? porque me tocou o coração? tantas coisas me tocam o coração e nem posso chegar perto! então, tomei uma decisão: Adeus guardar coisas tristes! kkkkkkk, e foi embora mais um monte...foi embora coruminha também.
Quando percebi já tinha espaço! Já dava para ver o restante, alegre e muito grata, fui reencontrando meus "tesouros",quase esquecidos: A coleção de pedras, a velha ampulheta, fotos , objetos que traziam lembranças de momentos intensamente vividos, da minha família, dos meus amigos,das pessoas fantásticas que conheci, amores , viagens...das aventuras as quais sobrevivi (sabe Deus como rssss)

Posso dizer que foi a mais benéfica arrumação de armário que fiz em toda minha vida!
Diana Ramos

2 comentários:

  1. Diana,
    Então, depois da limpeza radical aí no seu armário, boas entradas em 2011... [sorriso]
    Saúde, Paz e Amor para si também.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Zé.
    Limpeza,arrumação de coisas e de idéias.Reciclagem...enfim,prontinha para o que vier em 2011.
    beijocas

    ResponderExcluir