sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Noite estrelada - Vincent Van Gogh



Sou admiradora da arte deste homem fantástico que nos deixou um legado de beleza e poesia através de sua pintura marcante.Quando ouvi esta música cuja letra traduzida coloquei aqui, fiquei muito emocionada porque entendo que até hoje poucos de nós somos capazes de ouvir, de sentir tão profundamente a vida como ele.

Vincent Van Gogh sempre pintava as árvores tão grandes que elas iam além das estrelas.As estrelas eram pequenas,o Sol e a Lua eram pequenos e as árvores imensas....Alguém perguntou a ele"Você é maluco? por que nunca pára de pintar árvores tão grandes? A estrela mais longínqua fica a a milhões e milhões de anos -luz e as suas árvores sempre vão além das estrelas! Que maluquice é essa?
Van Gogh riu e disse:"Eu sei! Mas de outra coisa sei também  da qual você não se dá conta.
As árvores são os anseios da terra para transcender as estrelas. Eu estou pintando os anseios, não as árvores.Estou mais preocupado com a fonte, não com o objetivo.É irrelevante se elas alcançam as estrelas ou não. Eu pertenço à terra, sou parte dela e compreendo o anseio da terra.Esse é o anseio  da terra expresso através das árvores__ir além das estrelas"

Don McLean - Starry Starry Night 
Noite estrelada
Pinte sua paleta de azul e cinza
dê uma olhada em um dia de verão
com os olhos que conhecem a escuridão em minha alma
Sombras nas colinas

Esboce as árvores e os narcisos
sinta a brisa e os calafrios de inverno
nas cores da terra de linho enevoado

Agora eu entendo
o que você tentou me dizer
e como você sofreu pela sua sanidade
e como você tentou libertá-los
ele podem não ter escutado, podem não ter sabido como
talvez ouçam agora...

Noite estrelada
Flores flamejante brilhando em chamas
nuvens circundantes em um embaçamento violeta
refletidas nos olhos azul-claro de Vincent

Cores oscilantes
campos amanhecidos de grãos cor de âmbar
faces deterioradas alinhadas em dor
tornam-se realidade pelas adoráveis mãos do artista

Agora eu entendo
o que você tentou me dizer
e como você sofreu pela sua sanidade
e como você tentou libertá-los
ele podem não ter escutado, podem não ter sabido como
talvez ouçam agora
Para aqueles que poderiam não te amar
mas ainda assim seu amor foi verdadeiro
e quando não havia mais esperança em vista
naquela noite brilhante
Você tirou sua vida como os amantes fazem com
freqüência

Mas eu poderia te te contado,Vincent,
Esse mundo nunca foi significante para alguém
tão lindo como você

Noite estrelada
Retratos pendurados em salas vazias 
cabeças disformes em paredes enomeadas
com olhos que observam o mundo e não podem esquecer
como os estrangeiros que você conheceu
O homem calejado em roupas batidas
O espinho prateado das rosas sangrentas
enterrado quebrado e esmagado, na neve virgen

Agora acho que sei o que você tentou me dizer
como você sofreu pela sua sanidade
como você tentou libertá-los
eles não ouviram, eles continuam não ouvindo
talvez eles nunca ouçam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário